TRATAMENTOS OFTALMOLÓGICOS

Teste do olhinho

O teste do olhinho é um exame que deve ser realizado em bebês na primeira semana de vida, preferencialmente antes da alta da maternidade. O exame serve para investigar diversas patologias oculares, assim como o agravamento dessas alterações, evitando uma cegueira irreversível.

Adaptação às lentes de contato

As lentes de contato são uma forma mais prática para os pacientes de corrigir problemas como miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia no dia a dia. A doutora Marindia Graciolli  faz adaptação de diversos tipos de lentes de contato, inclusive as lentes especias para ceratocone que oferecem conforto e visão mais precisa.

Blefaroplastia

A blefaroplastia é um procedimento que visa eliminar o excesso de pele e gordura ao redor dos olhos. Em casos mais graves, o acúmulo é tamanho que o paciente tem uma redução do campo visual. A cirurgia pode ser feita com anestesia local e dura pouco mais de uma hora. A recuperação ocorre tranquilamente, sendo recomendado ao paciente afastar-se por apenas uma semana de suas atividades profissionais.

Cirurgia de catarata

A catarata é uma doença que consiste na opacificação do cristalino (uma lente do olho). A doença pode surgir com a idade e deve ser tratada através da cirurgia. A cirurgia consiste na retirada do cristalino para que seja posto no lugar uma lente intraocular. Na maioria dos casos, a visão será devolvida ao paciente em torno de 90%.

Exame de refração

O exame de refração é aquele feito para testar a acuidade visual do paciente. Através dele é possível descobrir se a pessoa possuí doenças como miopia, hipermetropia e astigmatismo. O exame é feito com a assistência de aparelhos para encontrar o grau de lente que o paciente vai precisar usar para corrigir sua visão. As pessoas devem buscar refazer o exame de refração uma vez ao ano pelo menos.

Exame de fundo de olho

O exame de fundo de olho é a técnica através da qual o medíco pode detectar doenças como glaucoma, tumores na retina e doenças sistêmicas , como diabetes e pressão alta. Isto porque o exame é feito através da retina, que funciona como uma janela através da qual é possível analisar todo o órgão. Isto inclui o nervo óptico, os vasos retinianos, e a retina propriamente dita, especialmente sua região central denominada mácula. O exame de fundo de olho pode ser feito anualmente durante o check-up com o oftalmologista.

TOPO