Quais os tipos de glaucoma?

O glaucoma é um tipo de lesão que atinge o nervo óptico e é a maior causa de cegueira no mundo. No Brasil, atinge mais de 1 milhão de pessoas. Existem diversos tipos de glaucoma, que podem variam de acordo com a gravidade da doença.

Conheça os tipos de glaucoma:

Glaucoma de pressão normal
Também conhecido como glaucoma de baixa pressão, ocorre um dano ao nervo óptico a níveis superiores do que é considerado normal, mas sem elevação da pressão intraocular.

Glaucoma primário de ângulo aberto
É o glaucoma mais comum no Brasil, responsável por quase 90% de todos os casos. Quando a drenagem do líquido ocular não é eficiente, a pressão intraocular sobe lentamente e a córnea se adapta. A perda da visão acontece de forma gradativa, geralmente nos extremos, podendo levar à cegueira.

Glaucoma de ângulo fechado
Como o nome já diz, nesse tipo de glaucoma o ângulo entre a íris e a córnea é menor (mais estreito) que o normal. Isso causa um aumento da pressão dentro do olho. Os sintomas geralmente são: dor de cabeça e nos olhos, náuseas, visão turva e arco-íris em torno das luzes.

Glaucoma secundário
Esse tipo de glaucoma está relacionado a outra doença que causa o aumento da pressão intraocular, como traumas, tumor, inflamação, uso de medicamentos ou diabetes e catarata em fase avançada.

Glaucoma congênito
Esse tipo de glaucoma acontece em bebês nos primeiros anos de vida. Essa condição pode ser herdada ou ocorrer por causa de uma falha no sistema de drenagem dos olhos.

Não esqueça: a visita regular ao oftalmologista é fundamental para o diagnóstico precoce de diversas doenças.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Facebook
Twitter