Essa doença afeta a córnea (camada/lente transparente que fica na parte da frente do globo ocular. Essa enfermidade é causada por uma distrofia progressiva que é capaz de projetar a córnea pra frente, em um formato de cone. Quando não tratada preventivamente pode comprometer a visão.
Diferente de muitas outras doenças oculares, essa é capaz de aparecer na infância e na adolescência, causando embaçamento e uma visão irregular.
Alguns hábitos considerados comuns agravam mais o problema. É o caso de coçar os olhos, pois a córnea acaba sendo afetada pela ruptura de suas fibras agressivamente, por isso que o ceratocone tem grande relação com a alergia ocular.
O paciente também pode apresentar uma sensibilidade à luz e irritação nos olhos. O aconselhável é uma consulta detalhada com o oftalmologista para tratar os sintomas e a doença. Só pedir para o paciente não coçar os olhos, não vai adiantar! É necessário eliminar a coceira da melhor forma possível.
O tratamento prevê uso de óculos ou lentes rígidas como opções primárias. Embora cada caso seja diferente do outro. Alguns procedimentos à laser também permitem que a doença não avance, regularizando assim a córnea.
Por isso visite ao oftalmologista SEMPRE que sentir algum desconforto ocular. Os olhos são sensíveis demais para esperar que novos sintomas apareçam.