Visão desfocada de objetos próximos, dificuldades de leitura…estes são os sintomas da Hipermetropia, a dificuldade de enxergar de perto, principalmente em frente às tecnologias e leitura. Este é um problema de visão bastante comum, onde o globo ocular apresenta uma forma mais achatada ou córnea mais plana. Assim, a imagem se forma depois da retina, causando a dificuldade de enxergar de perto e muitas vezes, também piora visão para longe quando o grau é mais alto.
Genética está entre as principais causas da Hipermetropia e seus principais sintomas são, além da dificuldade de enxergar objetos próximos, dor de cabeça, dor na região dos olhos, ardor, náuseas e embaçamento da visão em geral.
Existe tratamento e é preciso consultar com um Oftalmologista o mais breve possível, principalmente se há casos de Hipermetropia na família. Óculos e/ou lentes de contato podem resolver o problema e o indivíduo pode levar uma vida normal, porém, o acompanhamento periódico se faz necessário para avaliação constante.
Não há uma forma de prevenção, mas como dito anteriormente, é preciso avaliar os casos na família e procurar consultar com frequência em caso de qualquer sintoma.