A catarata é a doença caracterizada pela perda da transparência do cristalino. O tipo mais comum é a catarata senil, que atinge os idosos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, representando cerca de 20 milhões de pessoas. Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, surgem por ano cerca de 550 mil novos casos no Brasil.
Conheça 5 fatos sobre a catarata:
1 – Não são apenas os idosos que sofrem com a catarata
A catarata congênita pode atingir os bebês, que já nascem com a doença ou desenvolvem na infância. Estima-se que em 50% dos casos diagnosticados os bebês são filhos de uniões consanguíneas (entre parentes de primeiro e segundo graus, como primos). Apesar de ser uma doença rara, é preciso acompanhamento médico para um diagnóstico precoce.
2 – A catarata se desenvolve lentamente
Ela é uma doença silenciosa, onde os sintomas aparecem aos poucos. O primeiro sinal é a dificuldade da luz chegar à retina, o que causa dificuldade na visão. O principal sintoma é a visão embaçada.
3 – Ela não afeta todo olho
A catarata se desenvolve no cristalino, a lente natural do olho. Geralmente essa lente se torna opaco e envelhecida com o passar dos anos.
4 – A catarata pode se desenvolver em apenas um olho
Em alguns casos, a catarata pode afetar apenas um olho, geralmente por causa de algum trauma (acidente doméstico, por exemplo). Porém, o mais comum é que ela seja bilateral, ou seja, se desenvolva nos dois olhos.
5- A cirurgia é a forma de tratar a catarata
Através da cirurgia, é possível remover o cristalino e substituí-lo por uma lente artificial, que devolve a qualidade na visão do paciente.
Procure o seu oftalmologista para o diagnóstico e tratamento corretos!